Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Comentador de Bancada

Comentador de Bancada

Breves notas sobre o campeonato

Vi muito poucos jogos, por isso posso comentar pouco sobre a qualidade. Do que vi, o Sporting foi jogando o futebol consistentemente mais interessante, mas faltou-lhe eficácia de tempos a tempos. Não vi jogos com quaisquer "casos" de arbitragem (pelo menos segundo a minha definição dos mesmos), sendo que houve erros mas que se foram equilibrando entre a favor e contra ao longo da época entre os "3 grandes".

 

 

O Benfica terá vencido porque, num campeonato nivelado por baixo na qualidade geral (em relação a outros campeonatos de maior dimensão), jogar com 2 pontas de lança acaba por dar frutos. Isso tornou-se ainda mais notório quando Rui Vitória apostou em Renato Sanches, um jogador ainda muito "verde" (nota-se nas decisões) mas com pulmão suficiente para compensar a falta de um jogador no centro do terreno. Assim, com dois jogadores na frente, Vitória acabou a ter mais jogadores capazes de finalizar jogadas. Isto permitiu marcar mais golos à custa de mais riscos. Por isso o Benfica terminou com mais vitórias e derrotas que o Sporting, mas num campeonato a 3 pontos por vitória, fez a diferença.

 

O Sporting jogou o melhor futebol, mais bonito, mas sofreu as consequências, positivas e negativas, de ter Jorge Jesus como treinador. Jesus é um excelente treinado que gosta de bom futebol e tem excelentes ideias paras as suas equipas. Também sabe desenvolver os jogadores em que aposta. Tem dois grandes inconvenientes: é um comunicador atroz, lançando atoardas em todas as direcções de tal forma que por vezes acaba por atingir mais a sua equipa que os adversários (duvido que tenha havido profissionais, mesmo no plantel do Sporting, felizes com a boca sobre não considerar Vitória um treinador). Outro problema que tem é o ter de escolher entre as suas ideias e pragmatismo. Muitas vezes no passado sofreu por arriscar demasiado ou não arriscar o suficiente. Jesus vive no limite e isso nota-se na sua estratégia futebolística, pouco equilibrada.

 

O FC Porto demonstrou que não compensa fugir â receita que fez sucesso no clube. Contratar jogadores a peso de ouro não funciona num clube que vive das qualidades do trabalho e esforço, onde a maior figura é o seu presidente. O clube descurou a sua rede de recrutamento e fez uma equipa à base de estrelas (reais ou auto-imaginadas - sim, Tello) e jogadores recrutados mais ao acaso. Nunca conseguiu ter uma equipa real, masi um conjunto de jogadores sem ligação entre si, cujos resultados surgiram mais de acções individuais que de esfoços colectivos. Não sei se Pinto da Costa está a perder qualidades ou quis experimentar outras vias. Sei que o futuro não se augura muito promissor para os lados do Dragão.

 

Não prestei atenção ao resto do campeonato, por isos não me pronuncio.

 

Em relação a 2016-17, o que se passar dependerá do que os clubes fizerem no Verão. O Benfica tem bases sólidas e um plantel que agora acredita mais no treinador. O Sporting só pode ficar mais forte, desde que não venda demasiados jogadores importantes (aqui seria preferível deixar sair William a Slimani, que não tem alternativa real). O FC Porto irá certamente limpar a casa e reorganizar a equipa. Não costuma ser fácil, mas os portistas estão melhor equipados para tal que a maioria dos clubes.

 

Prognóstico? O campeonato voltará a ser a 3 e o Sporting vencerá no final.

 

 

PS - em relação ao negócio de Renato Sanches para o Bayern. Fala-se em 35 milhões a pronto e 45 milhões por objectivos. É um bom negócio para Benfica e Bayern, talvez menos para o  jogador (que poderia ficar mais uma época). Sanches tem já hoje boa qualidade "de Champions League", pelo que )no mercado de hoje) se justifica parte do valor a pronto (o restante será pelo desenvolvimento que será essencialmente inevitável). Como tal, 35 milhões no imediato justificam-se. Os 45 milhóes máximos envolvem bónus que envolvem potenciais bolas de ouro. Se Renato Sanches lá chegar, o total de 80 milhões parecerá um bom negócio ao Bayern e será certamente um bom encaixe para o Benfica.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D