Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Comentador de Bancada

Comentador de Bancada

Pré-Visões do Euro 2016 - Itália

A Itália chega a este Europeu com mais fama que qualidade. Longe vão os tempos em que era de facto ameaçadora no ataque e simultâneamente sólida na defesa. Nos dias de hoje Antonio Conte depende de dois jogadores que até há pouco eram desconhecidos (Pellè e o oriundo Éder) para o ataque e ainda procura o Andrea Pirlo de outrora (quando o convoca) ou de hoje (quando testa outros jogadores). Há no entanto uma característica que a Itália sempre teve e que poderá mudar a equação: o seu hábito de, chegada ao torneio, de repente encontrar a forma perfeita e surpreender. Não o fez em 2014 no Brasil mas chegou inesperadamente à final em 2012. A questão é se o pode fazer agora.

 

Jogador a jogador, a Itália continua a ter grandes individualidades: Buffon continua imperioso, Chiellini e Bonucci são excelentes centrais, Marchisio faz várias funções e quase todas de forma excelente, De Rossi continua a ser excelente, Verratti está prestes a assumir as funções de Pirlo e Insigne, Ballotelli, Zaza ou El Shaarawy oferecem excelente variedade de opções no ataque. O resto da equipa está preenchida de jogadores sólidos, alguns muito experientes e outros extremamente promissores. O problema é precisamente esse: há jogadores experientes que não são sempre fiáveis (De Rossi é um exemplo) e jogadores promissores que ainda não "estão lá". Ballotelli ainda não concretizou toda a sua promessa (e provavelmente não o fará), El Shaarawy tarda um pouco a fazê-lo e alguns outros ainda demorarão (a Itália é um país futebolístico onde os jogadores explodem tarde - a experiência é valorizada).

 

Outro problema é a excessiva dependência de jogadores da Juventus. Estes estão habituados a jogar juntos mas estão também habituados a ter outro tipo de soluções à sua disposição (Pogba, Dybala, Cuadrado, Lichtsteiner, Khedira, etc). Com outros jogadores à disposição poderão sentir-se mais bloqueados. Em termos tácticos, Conte é um adepto do uso de três centrais, tendo usado a sua combinação "BBC" (Bonucci, Barzagli, Chiellini) com frequência. Isto funciona quando a oposição joga com dois avançados (comum em Itália) mas enfrenta mais problemas quando os adversários apresentam apenas um ou mesmo nenhum (como a Juventus com Conte viu na Europa).

 

Conte é contudo flexível e está aberto a jogar em 4-4-2 ou 4-3-3 (e subvariações destes sistemas). O problema é a falta de jogadores para esse tipo de jogo. No 4-4-2 faltam-lhe médios "laterais" (que preencham as alas) e no 4-3-3 faltam os alas clássicos (normalmente coloca lá avançados móveis, mas pouco habituados a jogar na linha). Esta situação coloca problemas à Itália no confronto com os principais avançados. Das equipas mais de topo, apenas a Inglaterra poderá alinhar com dois avançados e praticamente todas gostarão de usar as alas (para profundidade com extremos mais "clássicos" ou para dar largura usando médios que preencham os espaços). A Itália usa laterais ofensivos para estas funções, mas no futebol moderno eles poderão ser sobrecarregados pelas combinações ala-lateral dos adversários.

 

É muito possível que Conte reverta para um sistema simplista: defesa a dois ou três centrais, equipa recuada a defender de forma sólida, ataques mais directos com passes longos (mas bem medidos - há qualidade suficiente para isso) para Pellè e ataque com a fantasia de um ou dois outros jogadores, tentando explorar os espaços deixados pela equipa adversária no ataque. A Itália já foi bem sucedida no passado com tais sistemas e poderá resultar bem, especialmente contra equipas menos rotinadas ou sofisticadas. Contra a oposição mais forte isso provavelmente não resultará. Alemanha, Espanha ou França provavelmente pressionarão intensamente e têm jogadores na retaguarda que saberão lidar com o contra-ataque italiano. No ataque serão equipas com paciência e capacidade para furar a muralha defensiva. A Itália é uma equipa clássica nos torneios, mas neste faltar-lhe-à ainda algo para poder brilhar.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D