Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Comentador de Bancada

Comentador de Bancada

Uma antevisão do Mundial

A uns 3 meses do mundial, vale a pena dar uma espreitadela ao estado da selecção portuguesa.

 

A covocatória

Com base nas últimas convocatórias e em algumas suposições, fiz uma lista dos jogadores que poderão ser chamados por Fernando Santos para a competição. Nesta lista estão os jogadores que eu considero como tendo lugar garantido (20 deles) e os que eu penso que estarão a discutir o último lugar. A lista é:

 

Guarda Redes        Defesas        Médios        Avançados
Rui Patrício        Cédric Soares        William Carvalho        Cristiano Ronaldo
Anthony Lopes        Nélson semedo        Danilo        André Silva
José Sá (1a)        Fábio Coentrão        João Moutinho        Gélson Martins
Bruno Varela (1b)        Raphael Guerreiro        Adrien Silva        Ricardo Quaresma
Beto (1b)        Pepe        João Mário        Gonçalo Guedes (3a)
         José Fonte        André Gomes        Ronny Lopes (3c)
         Luís Neto        Bernardo Silva    
         Rúben Dias (2a)        Bruno Fernandes (3b)    
         Bruno Alves (2b)        
         Edgar Ié (2b)        

 

 

Notas: os números apontam para os jogadores que estarão a disputar uma das posições (o 1 refere-se a guarda-redes, o 2 a defesas e o 3 a médios/avançados). A notação a, b, c refere-se à ordem que eu coloco como a mais provável na escolha. a é o preferido, b o segundo e c o terceiro.

 

Para esclarecer as minhas opiniões sobre os jogadores que estarão a competir por um lugar: José Sá tinha vindo a jogar mas voltou ao banco. Será no entanto mais fiável que Bruno Varela. Ainda poderá aparecer aqui Beto. Nos centrais, penso que Rúben Dias poderá jogar. Tem a mesma frequência de jogos que Bruno Alves, mas num campeonato mais competitivo e tem experiência de jogos europeus. Edgar Ié tem jogado com frequência no Lille, mas pode também sofrer na comparação da qualidade de equipa. No meio-campo/ataque, a questão pode passar por qual a preferência de Fernando Santos. Se por um médio, penso que a escolha ideal seria Bruno fernandes, que tem tido um excelente campeonato com o Sporting. Mas estou convencido que quer Ronaldo a ponta de lança (mesmo que livre) e que preferirá ter Guedes dado que de outra forma apenas teria Gelson martins e Quaresma a extremos (e este último é mais eficaz saindo do banco). Ronny lopes seria interessante, com o campeonato que tem feito, mas duvido que vá à Rússia.

 

Esta lista depende obviamente de todos os jogadores estarem disponíveis e não terem lesões. Em caso de nenhuma indisponibilidade eu teria talvez colocado Ricardo Ferreira na lista dos centrais, mas lesionou-se recentemente. A lista também demonstra as poucas opções disponíveis em algumas posições. Os nossos centrais, com a potencial excepção de Rúben Dias, estarão todos na casa dos 30 (e não por pouco). Os laterais esquerdos preferenciais lesionam-se com frequência. Adrien Silva e André Silva têm jogado pouco. Bernardo Silva andava a jogar pouco mas recebeu alguns jogos recentemente. Para médios defensivos parecemos estar limitados a William e Danilo. Boas opções, sem dúvida, mas esperemos que nenhum se lesione até Junho.

 

Esta também não é necessariamente a minha lista. Eu preferiria levar Bruno fernandes e Ronny Lopes a Quaresma, talvez arriscasse levar um central menos e ter Cancelo ou Pizzi na lista devido à versatilidade. Não sei se levaria André Gomes ou José Fonte, que têm estado em muito má forma, mas as opções são reduzidas.

 

As esperanças

Portugal apanhará Espanha, Marrocos e Irão, por esta ordem de jogos. Ter a Espanha no início pode ser um perigo, especialmente se Portugal perder e ganhar nervos. Suponho que Santos irá jogar com cuidado, evitando perder (e talvez Lopetegui faça o mesmo) para poder vencer os dois jogos restantes (ou apenas um deles e empatando o outro) e apurar-se. O Irão, no último dia, pode ser também perigoso se Portugal necessitar de vencer. São especialistas a fechar a porta e nao é por acaso que se qualificaram antes de todas as outras equipas asiáticas (e das primeiras em geral). São sólidos e em Queiroz têm alguém que conhece a selecção portuguesa. Contra Marrocos o risco será na imprevisibilidade do meio-campo, embora o ataque seja menos forte. A defesa tem o excelente Benatia e o português Manuel da Costa. Creio que Portugal acabará por passar com 1 vitória e 2 empates em segundo lugar no grupo.

 

Se assim for, é muito provável que Portugal encontre o Uruguai nos oitavos, num encontro com alguns velhos conhecidos da liga portuguesa. Suárez e Cavani são temíveis e Godin e Benitez sólidos, mas os uruguaios terão uma equipa desequilibrada e creio que os portugueses podem vencer. Nos quartos de final apanharíamos o vencedor de um teórico França-Croácia, muito provavelmente a França. Nesses quartos de final creio que os franceses poderiam muito bem ser fortes demais para nós.

 

Quartos de final pode saber a pouco para os campeões europeus, mas com a principal estrela em declínio e uma equipa muito desequilibrada, não creio que fosse mau resultado. Espero no entanto que, se assim for, Portugal saia pelo menos com o "prémio do público" e jogue bom futebol. Sei que Fernando Santos almejará a mais, mas pessoalmente só aguentarei o futebol feio do último Europeu se Portugal chegar no mínimo às meias finais.

 

Campeão Mundial? Possivelmente a Alemanha. Tem a melhor combinação de jogadores de qualidade, banco, jogo de equipa, e variedade de opções (técnicas e tácticas). E muita experiência. logo atrás estarão a Espanha e a França, especialmente olhando para a qualidade dos jogadores. O Brasil fechará o lote dos principais favoritos. A partir daqui não vejo mais nenhuma equipa que se destaque, a não ser que Sampaoli faça milagres na preparação e Messi tenha finalmente o mundial maradoniano que os argentinos esperam há uma década. Daqui a 3 meses saberemos.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D